sexta-feira, 22 de julho de 2011

Os Grandes Iniciados - Platão


No livro 7, da coleção intitulada "Os Grandes Iniciados", a editora Martin Claret apresenta breve histórico e comentários sobre vida e obra do magnífico Platão.

O filósofo ateniense, ensinado por Sócrates, ensinou Aristóteles.
Difícil não causar admiração sua postura na época em que viveu, cerca de 3 ou 4 séculos a.C.

Pouco destaque tem o livro, pois é muito superficial.
Consegui extrair mais interesse pelo filósofo, o qual já algumas anedotas o deixam em grande patamar dos sábios ensinadores.

Muito é conhecido o conceito do "amor platônico", mas, nesse livro, nada se trata sobre o mesmo.
Contudo, uma das partes que destaquei como interessante, refere-se a esse sentimento e diz assim:

"Fala-se aí do amor que é paixão e do amor sensatez. ..... Sócrates retoma o tema que Lísias tratara e, apelando para as recordações do passado, sobretudo para o que ouvira de Safo e de Anacreonte, passa a mostrar quais os efeitos do amor que é paixão, o amor que ele - assim como Lísias havia considerado - crê ser um amor nocivo."

Para não deixar de registrar, um ensinamento que não está nesse livro, mas condiz com o autor (o mais notório discípulo de Sócrates), vou explicar o que é um "passeio Socrático". Antes, lembro que muitas obras de Platão são conhecidas como "diálogos Socráticos".

- Sócrates caminhava pelo comércio, quando abordado gentilmente por diversos vendedores realizando suas funções profissionais questionavam: - "no que posso ajudar o senhor? o que gostaria de comprar?"
- Estarrecido com a diversidade e quantidade de utensílios e objetos mais variados e inúteis possíveis, Sócrates respondia: - "nada levarei. Apenas vislumbro a quantidade de 'necessidades' que não preciso para ser feliz!".

isso é um passeio Socrático.

Nenhum comentário: