sábado, 19 de junho de 2010

Uma pequena estória - Bailarina

Uma menina novinha, de uns 15 anos, depois de treinar balé por mais de cinco anos, se esforçando muito mesmo, foi fazer um teste para uma companhia famosa, que poderia levá-la à apresentações internacionais e muito provavelmente ao sucesso e à realização com o balé que ela tanto sonhava.

No dia marcado, subiu ao palco cheia de energia, com sua melhor sapatilha.
O avaliador, famoso treinador francês, sentado olhando sem abrir a boca.
Depois de 20 minutos sem parar de dançar, finaliza sua apresentação empolgada. Sem dúvidas, muito provavelmente a melhor de todas que já fizera. O resultado é muito esperado como positivo.

Ainda ofegante pelo demasiado esforço, ouve do avaliador: "hum.. muito ruim... precisa melhorar muito..."
Totalmente decepcionada, saiu correndo e chorando do palco, tira as sapatilhas e raivosamente as joga na lixeira mais próxima, afirmando que nunca mais ia querer saber do balé, que ora tanto amava.


Anos mais tarde, já formada e com um salário mediano, sem expectativas, mas acomodada na vida simples e sem sacrifícios que levava, em uma palestra sobre arte, dança e música, reencontra o avaliador, algoz de seu destino ordinário.

Por ser uma mágoa há tempos deixada de lado, encontra coragem de ir conversar com ele.

- Olá, como vai Sr. French?
- Muito bem. Eu te conheço?
- Sim, mas não sei se lembrará... Eu fiz um teste para sua famosa companhia em meados dos anos 90 nessa mesma cidade, meu nome é Rita.
- Rita? Será? Rita Bones?? Não acredito! É claro que eu lembro! Foi uma das melhores apresentações que eu já vi. Você foi maravilhosa! Por que não continuou com o balé?
- Como assim?? O senhor me disse no dia que tinha sido horrível!!
- Ah, eu digo isso para todas. Tenho que ver se elas realmente amam o balé acima de tudo ou se apenas é empolgação. Se amam mesmo o balé, não importa o que os outros digam, elas continuam. A vida de uma grande companhia é cheia de sacrifícios e muito dura. Se desistem já na primeira reprovação, não são dignas do meu esforço para torná-las estrelas da dança. Que pena.. Você seria uma excelente aluna e uma linda estrela.


**Estória adaptada de uma lembrança passada que não lembro autor ou fonte. Mas a idéia era essa.

Nenhum comentário: